O maior protege o menor

Tratar Os Outros Com Respeito

Romanos 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Viver em comunidade nunca é coisa fácil. Principalmente quando convivemos com uma grande variedade de pessoas que desenvolveram condutas diferentes. Por isso, Paulo nos ensina: “Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito” (Romanos 12:10).

Se fosse fácil viver juntos, a Bíblia não se ocuparia do assunto. O fato de que todos começamos do mesmo jeito, isto é, a partir de reconhecimento de pecado, de submissão ao perdão do Senhor e de dependência de Deus pela fá, faz com que as diferenças que cada um trouxe consigo signifiquem um desafio para a vida harmoniosa. Paulo propõe duas atitudes, para conseguirmos viver em paz, na comunidade cristã. A primeira, essencial, é viver “com o amor de irmãos em Cristo. Reconhecer o poder e a necessidade do amor em cisto é o caminho de eliminar diferenças. Porque Cristo é poderosamente imutável. Ele é “o mesmo ontem, hoje e para sempre”. O Cristo que resolveu os problemas das igrejas do primeiro século continua capaz de resolver as desavenças do nosso século.

A segunda parte da proposta de Paulo exige de nós um esforço consciente. Tratar os outros “com repeito” levanta a pergunta: e aqueles que não se dão ao respeito e que acham natural desrespeitar os outros? A resposta de Jesus é desconcertantemente simples: ande com eles a “segunda milha”... Quando limitamos nossa paciência à primeira milha, contribuímos para o desrespeito mútuo, no convívio cristão. Teremos igrejas em que cada um se verá como certo e em que o desrespeito mútuo matará o amor!

Comentários