O maior protege o menor

Que Diremos, Então?

Romanos 8:31 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?



Escrevendo aos Romanos, Paulo descreve detalhada e exaustivamente o enorme quinhão de aflições e perseguições que o Senhor tem reservado para os discípulos de Cristo. Contrariamente a toda lógica humana, porém, o apóstolo sugere uma pergunta, no mínimo, inesperada: “Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!” (Romanos 8:31).

As aflições e sofrimentos podem ser percebidos, por uns, como evidência de que “neste mundo sem Deus, não existe justiça”. Estranhamente, entretanto, um outro grupo de pessoas, ao experimentar as mesmas mazelas, simplesmente convoca tudo o que seus valores lhe ensinaram e vibram por poder enfrentar mais um desafio... E mais uma vitória! Diante de tudo isso, que é que podemos dizer?

Se é que tivemos o privilégio de lutar com Deus, no nosso vale de Jaboque, então sabemos que somos abençoados pelas estratégias e pelos golpes vitoriosos com que o melhor “sparring” do universo nos dotou. Paulo não consegue admitir cristão perdedor, de segunda classe. Ou temos instilada em nós a vitória outorgada por Cristo, ou nossa vida religiosa só nos servirá para o aperfeiçoamento de queixas e para a elaboração de uma filosofia de vida sem sustentação no contexto da bíblia. O que mais podemos dizer? Podemos dizer “amaldiçoa teu Deus e morre” ou “antes, eu Te conhecia só por ouvir falar – mas, agora, eu Te vejo com os meus próprios olhos”. Pergunte a quem já viveu tudo isso. Pergunte a Jó.

Comentários