O maior protege o menor

Vivendo a Luz de Cristo

“Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.” – Salmos 107:14

Não raras vezes deparamo-nos com a palavra ‘’escuridão’’ na Bíblia. No contexto bíblico, essa palavra pode designar ignorância, pecado, maleficência. A escuridão torna-nos incapazes. Incapazes de raciocinar espiritualmente, de arrependermo-nos de nossos pecados e maus atos. A escuridão pode ser interpretada como tudo aquilo que nos afasta de Deus, que, em conjunto, embaçam-nos a visão de nossas almas causando-nos complicações que se refletem na vida física (sabe-se que muitas doenças físicas são o reflexo de uma vida espiritual turbulenta). Partindo de tal princípio, fica fácil entender porque tantas pessoas precisam de remédios para dormir, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, e tantos outros resultados desta tal escuridão, a qual acomete diversas tragédias diariamente. E, ingenuamente, perguntamo-nos o porquê de acontecimentos tão horripilantes.

Quando estamos na escuridão, sentimo-nos inseguros. Não sabemos aonde pisamos, e no que pisamos. Sabe-se lá aonde tombaríamos? Ou aonde chegaríamos sem poder enxergar nada além do intenso breu. Mas chega de falar da escuridão, não é mesmo? Afinal já a conhecemos bem. Quero dizer, como pecadores, realmente conhecemos. Agora vamos para a parte mais duradoura. Infinitamente mais. Sem comparações… Vamos ao todo, aonde é mais profundo. Refiro-me à oportunidade que temos em Cristo Jesus de vivermos na Luz! Quão enaltecedor a nossas almas é o momento no qual somos convertidos pelo Espírito Santo em seres capazes de ver a Luz de Cristo. Luz a qual podemos designá-la como verdade, salvação, graça, paz. Atributos provenientes de nosso Salvador, Cristo Jesus, O Pai Celestial.

Quando a Luz de Jesus manifesta-se em nossas vidas,  verdade do Senhor capacita-nos a enxergar aquilo que não poderíamos através da escuridão. Uma vez aptos a enxergar através da Luz, percebemos o quão corruptível era o nosso estilo de vida. E então enojamo-nos de tudo aquilo, quando passamos a caminhar de acordo com a solene verdade de Cristo:



“(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);” – Efésios 5:9

A Luz ilumina tudo aquilo e então vemos determinadas coisas que já não nos agradam mais: ‘’Não posso ser tão egoísta. ’’ ‘’Este estilo de roupa não é conveniente’’. ‘’Ei, isto não está funcionando de acordo com os padrões bíblicos’’. Mas por favor, isto não significa que imediatamente tornamo-nos incorruptíveis e perfeitos. De maneira alguma.

A vantagem é que agora podemos ver onde está o erro e temos a opção de permitir a correção de Jesus. E quão formosa é esta correção… Poderia dedicar um post a isso. Bem, mas preciso dizer que vivê-la em seu sentido mais amplo realmente vale a pena. Não, não é fácil. Para ninguém… Devemos renegar diversos comportamentos e atitudes. Fazendo-o, pode ser que percamos ‘’amigos’’, e que algumas pessoas afastem-se de nós. Quer saber? A Luz é tão forte que apenas os capacitados por Cristo podem viver através dela.

As pessoas rejeitam a Luz por estarem impregnadas à escuridão, e a ignorância, fruto dela, faz com que acomodemo-nos à mesma:

“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” – João 3:19-20

A Luz ilumina tudo e elimina o que não é de bom grado. Isto acontece naturalmente, portanto, não precisamos forçar nada, nem pressionar. Afinal, estamos vivendo em Cristo e descansando nEle. Jesus resgatou-nos do poder mortífero da escuridão. Fomos trazidos à claridade de Cristo, à sua plenitude, para viver de acordo com ela. Até mesmo o fato de sermos pecadores não pode separar-nos do Amor de Deus. Dessa forma, somos instigados a perseverar em nosso objetivo crucial: a Santificação. Através dela, Jesus se refletirá por inteiro em nossas almas, uma vez que quando isto acontecer, estaremos junto a Ele, no Paraíso.

Mas aqui e agora, Jesus lhe oferece a sua verdade, a sua Paz, a sua santidade, a sua Luz, para que você possa compartilhá-la amorosamente com os outros através de sua pregação. Pare por alguns instantes e reflita sobre a grandiosa obra que Deus fez/está fazendo em sua vida. Ele é seu Pai, seu amigo, conselheiro fiel. Ele te concede tudo de que você precisa. Persevere em seu caminho mantendo a Fé nEle, enxergando tudo a partir do expansivo ângulo da Luz.

‘‘… Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. ’’ – 1 João 1:7

Que a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com toda a Igreja, hoje e sempre. Deus os abençoe.

Constantemente grata pela inspiração do Espírito de Deus,

Esther Moore

Fonte: http://leiaabiblia.blog.br

Comentários