O maior protege o menor

Quando pregamos a Cristo

Atos dos Apóstolos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Os discípulos de Jesus nem sempre foram identificados como “cristãos”. No início, eram conhecidos como os “seguidores do Caminho”. Entretanto, por causa da maneira fraterna que caracterizava a vida diária deles, o nome “cristão’ (parecido com Cristo) virou a identidade do grupo. Esta mudança de nome aconteceu na cidade de Antioquia (Atos 11:26).

Historicamente, então, o apelido “cristão” não foi um elogio. Na realidade, os seguidores do Caminho, de um modos geral, eram escarnecidos e desmerecidos, pelo fato de imitarem um líder que foi crucificado. Mais ainda: “como é que uma pessoa se apresenta como Filho de Deus e não impede que Seus inimigos triunfem?”.

Em nossos dias, “ser cristão” ainda permanece como um questionamento e uma responsabilidade. Mais do que “pertencer a uma denominação”, ser cristão continua sendo um desafio, diante das forças do mal. Ser cristão ainda deveria significar “ser semelhante a Cristo”. O Senhor nos prepara rigorosamente, antes de nos enviar para a “grande comissão” (Marcos 16:15). Qual está sendo nossa resposta à convocação de Jesus?

Comentários